O que é compliance financeiro? Entenda o impacto e os benefícios

gestor analisando compliance financeiro da empresa

O compliance é um termo relacionado diretamente com ações estratégicas de uma empresa para se enquadrar em leis e boas práticas que prezam pela ética nas relações internas e externas.

Quando falamos do compliance financeiro, no entanto, o assunto aborda especificamente tudo o que envolve as atividades financeiras da companhia.

É importante deixar claro que não existe um conceito específico sobre compliance financeiro, mas sim sobre o impacto que o compliance tem no financeiro da empresa. Ou seja, trata-se de como tornar os processos e atividades eficazes contra problemas que vão desde fraudes à corrupção interna.

A título de comparação, enquanto a governança corporativa trata sobre tornar a imagem externa da companhia, o compliance financeiro foca em manter toda a parte de ativos e passivos, do patrimônio às dívidas, novas parcerias, aquisições, fusões, entre outros, em conformidade com a lei.

Um é complementar ao outro, e os dois visam tornar as ações de uma empresa mais transparentes e éticas. Tudo isso reflete no dia a dia e também na gestão financeira da organização.

A importância do compliance no financeiro

Um programa de compliance é fundamental para evitar fraudes financeiras e outros problemas.

Desde 2012, a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro define que sonegação de imposto, corrupção, tráfico de influência e outras transgressões são consideradas lavagem. Logo, condutas desse tipo colocam em risco não apenas os ativos financeiros, mas também a reputação da organização.

Fraudes no processo de reembolso, por exemplo, podem parecer fatos pequenos se analisados isoladamente, mas são capazes de gerar um rombo grande no caixa e até afetar a imagem da companhia no setor.

Por motivos como esses, uma boa política de compliance, controles internos rígidos

e práticas anticorrupção são fundamentais para estabelecer uma trajetória mais segura.

Quais setores precisam de mais atenção?

A mesma lei que define aquilo que é considerado lavagem de dinheiro também aponta quais setores precisam dar uma atenção especial a esta questão. São eles:

  • objetos de arte e antiguidades;
  • atividades de fomento mercantil;
  • setor imobiliário;
  • comercialização de joias, pedras e metais preciosos;
  • serviços de consultoria;
  • negociações esportivas;
  • juntas comerciais;
  • cartórios de registro;
  • empresas de segurança e transporte de valores;
  • agenciamento de artistas e atletas;
  • organização de feiras, exposições e outros eventos.

Quais os benefícios do compliance financeiro?

Se você leu até aqui percebeu que esse programa é muito importante para evitar danos à imagem e finanças de uma organização. Além disso, evita-se problemas antes mesmo que aconteçam, deixando a empresa prevenida e mais forte.

Com análises recorrentes e uma boa política de compliance, mesmo as transgressões que acontecem por falta de informação são apuradas. Isso gera uma relação mais sólida e responsável com os colaboradores, uma vez que o crime de lavagem de dinheiro ocorre como consequência de um outro crime, como falsificação de contratos, fraudes e desvio de verbas.

Confira, abaixo, outras vantagens de se adotar um programa de compliance financeiro:

  • maior segurança para o caixa da empresa;
  • maiS confiança para os stakeholders;
  • preservação e melhora da imagem da companhia;
  • aumento do valor agregado;
  • gestão de riscos eficiente.

Como aplicar o compliance financeiro na empresa?

Não há uma fórmula mágica nem uma receita do que deve ser feito para implementar um programa de compliance. O tamanho da organização, sua área de atuação e outros fatores são levados em consideração.

Mesmo assim há algumas iniciativas básicas que vão te ajudar nessa jornada, como:

  • criar um código de ética e conduta;
  • definir fluxos de aprovação;
  • realizar treinamentos e auditorias;
  • centralizar os dados.

Código de ética e conduta

Essa etapa é muito importante para qualquer programa de compliance. Aqui você define procedimentos quando em determinadas situações. Essa padronização distancia a empresa de erros que podem acabar em fraudes acidentais.

Fluxos de aprovação

O fluxo de aprovação é uma ótima ferramenta contra a corrupção e lavagem de dinheiro.

Quando mais de uma pessoa está envolvida na aprovação de documentos e orçamentos, fica mais difícil de uma fraude acontecer. É importante, porém, que haja fluidez nos processos e fluxos para que isso não se torne um problema operacional no futuro.

Treinamentos e auditorias

Sempre que uma regra for atualizada, promova um treinamento para as áreas pertinentes. No entanto, cuidado para não gastar tempo com treinamentos genéricos.

É mais vantajoso preparar ações diretas ao ponto para reforçar o conhecimento dos colaboradores em pontos específicos para cada setor de atuação.

As auditorias, por sua vez, vão ajudar a compreender se os esforços em prol do compliance estão surtindo resultado. Além disso, também vão auxiliar no controle de processos e na segurança das práticas previstas no código de ética e conduta.

Ebook e checklist O guia completo de auditoria de reembolso de despesas.

Centralização do dados

O compliance financeiro envolve diferentes áreas de atuação e conhecimento. Diferentes colaboradores de diferentes áreas precisam de informações para poder realizar o compliance.

Assim, para que possa ser mais eficiente e ágil, é importante que as informações estejam em um único lugar.

A tecnologia à favor da segurança no compliance financeiro

Mais do que apenas um código de conduta e controle rígido sobre todas as transações, também é preciso investir em tecnologia para assegurar que tudo corra da melhor forma. Por esse motivo, a ExpenseOn oferece uma solução completa para a gestão de despesas corporativas.

Com regras automatizadas, alertas personalizados e armazenamento em nuvem, a plataforma auxilia o financeiro na missão de manter todas as informações seguras e atividades reguladas. Tudo de acordo com a política de compliance do seu financeiro.

Quer saber mais sobre como a ExpenseOn pode ajudar a tornar seu financeiro mais seguro e potencializar o seu compliance? Solicite uma demonstração grátis e converse com nossos especialistas

O título em destaque é "Otimize a sua gestão de reembolso". Abaixo, lê-se "Escaneie notas fiscais, solicite adiantamentos, acompanhe aprovações em tempo real e muito mais" com o botão "Agendar demonstração".
ExpenseOn Help Chat
Enviar via WhatsApp