O que são Travel Techs e como estão transformando as viagens corporativas?

homem utilizando travel tech para consultar sua viagem corporativa

Os negócios estão em um ritmo acelerado de evolução. Bancos digitais já incomodam os gigantes tradicionais, serviços de streaming são preferidos em vez da TV e diversos outros segmentos também se transformam com a tecnologia.

Se no setor financeiro existem as fintechs, como o Nubank, o setor de viagens também está sendo revolucionado pelas Travel Techs.

Mas o que é uma Travel Tech? O termo é usado para definir empresas do segmento de viagens que têm a tecnologia como seu principal pilar de negócios.

Entre as mais conhecidas, podemos destacar o Airbnb e a OYO Rooms. Ambas aparecem entre as maiores ‘redes hoteleiras’ do mundo, sendo que o Airbnb sequer tem um único quarto proprietário.

Elas conectam hóspedes e anfitriões por meio de sua plataforma, usando a tecnologia para fazer negócios.

No ramo de viagens corporativas, a norte-americana TripActions surge como uma das grandes protagonistas do mercado ao utilizar sua plataforma tecnológica para que empresas possam administrar as viagens de seus colaboradores da melhor forma possível.

Vale ressaltar que as Travel Techs são empresas que têm em seus ativos de tecnologia o principal motor de negócios. Não basta apenas uma empresa de turismo ter uma plataforma ou um app para ser considerada assim.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) realizou uma pesquisa que apontou que o mercado turístico movimentou cerca de US$ 8,8 trilhões em 2018, valor que, na época, representava 10% do PIB mundial.

O mercado de viagens tem grande peso na economia mundial, mas, ainda assim, permaneceu manual durante muito tempo. É por causa da necessidade da digitalização e soluções tecnológicas para os processos que instituições e startups investem na transformação como o turismo é feito.

Os diferentes tipos de Travel Tech

Assim como as separações dentro do próprio setor do Turismo, as Travel Techs também contam com subdivisões de ramos de atuação.

As OTAs (Online Travel Agencies) são as mais conhecidas pelo público, no geral. Marcas como Decolar e Booking dominam o mercado com soluções touchless em que o viajante pode comprar e gerenciar sua viagem totalmente online.

No mercado corporativo, as OBTs (Online Booking Tools) também focam no self-booking para facilitar a gestão de viagens de negócios para empresas de todo o mundo.

No segmento de gestão de despesas de viagens, a ExpenseOn se destaca ao oferecer uma plataforma completa que oferece praticidade e segurança a gestores de todo o Brasil.

Há, ainda, outras áreas de atuação, como:

  • comparadores – ex: Voopter
  • milhas – ex: MaxMilhas
  • fidelidade – ex: Smiles
  • aviação executiva – ex: Flapper
  • mobilidade corporativa – ex: 99Taxis
  • utilidades – ex: Get Malas
  • entre outras.

Você pode conferir um mapa das Travel Techs do Brasil no Startupi, portal especializado em startups.

Vantagens das Travel Techs

Agora que você já entendeu que as Travel Techs são facilitadoras, que tal entender um pouco mais sobre os benefícios de empresas focadas no segmento de viagens corporativas?

Listamos, a seguir, as três principais vantagens que as Travel Techs oferecem para a gestão de viagens de negócios:

  • gestão centralizada;
  • controle de despesas;
  • mais autonomia.

Gestão centralizada

Uma grande vantagem é uma plataforma integrada de gestão de viagens e despesas. Ao invés de ter diversos processos espalhados em vários lugares diferentes, tudo passa a ser unificado em uma única solução.

É possível realizar aprovação de gestores, solicitação online de adiantamentos e serviços, conciliação de faturas, além de prestação de custos e conferência de políticas.

Controle de despesas

A política de despesas e a política de viagens são fundamentais para fazer o controle de despesas. Só elas, no entanto, podem acabar não sendo suficientes para isso, por serem um documento feito para ser consultado, dependendo de como for construído pode não ser muito intuitivo.

Nesse quesito, as tecnologias e plataformas integradas promovem uma validação e checagem em tempo real das políticas.

Mais autonomia

Outro benefício que esse recurso apresenta é a liberdade. Independente de fornecedores, a plataforma é da sua organização, deixando-o livre para escolher o que melhor atende suas necessidades.

O papel da ExpenseOn e o futuro com as Travel Techs

Nos adaptamos às realidades do mercado de viagens corporativas e gestão de despesas para trazer as melhores soluções para milhares de empresas no Brasil.

A plataforma ExpenseOn conta com um aplicativo mobile que facilita o ato de digitalizar notas fiscais e recibos, enviando os arquivos para um armazenamento em nuvem que pode ser acessado a qualquer momento pelo gestor.

Você ainda pode consultar os gastos do funcionário em tempo real, configurar alçadas de aprovação automáticas e até validar solicitações e adiantamentos.

Quer conhecer nossa solução? Solicite uma demonstração grátis e saiba como a ExpenseOn pode te ajudar a revolucionar a gestão de despesas corporativas.

O título em destaque é "Otimize a sua gestão de reembolso". Abaixo, lê-se "Escaneie notas fiscais, solicite adiantamentos, acompanhe aprovações em tempo real e muito mais" com o botão "Agendar demonstração".
Flash Expense Help Chat
Enviar via WhatsApp