Seguro para viagem corporativa: qual a diferença, como funciona e os benefícios para empresas e viajantes

seguro para viagens corporativas

A retomada das viagens corporativas traz consigo uma necessidade ainda maior de prezar pelo conceito de Duty of Care e garantir o bem estar do colaborador. Ainda em tempos de pandemia de COVID-19, é fundamental que o seguro viagem corporativa auxilie o viajante no caso de problemas médicos e, além disso, ainda garanta que a companhia não terá gastos exorbitantes em casos de emergências.

Uma viagem aos Estados Unidos, por exemplo, pode representar um risco para ambos os lados caso não haja um seguro contratado. Isso porque as despesas médicas em território norte-americano são altas, e uma emergência hospitalar pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Além de problemas médicos, também podemos citar alguns motivos que fazem com que o seguro seja essencial, como bagagem extraviada, perda de documentos, questões jurídicas, perda de voo, entre outros.

Todas essas situações podem acontecer com viajantes a lazer e corporativos. Logo, os tipos de seguro compartilham diversas características. No caso da viagem a trabalho, no entanto, a cobertura é mais específica.

Neste conteúdo, você encontrará uma explicação completa sobre o assunto, dicas e cuidados na hora de contratar um seguro viagem corporativo. Acompanhe a leitura.

O que é um seguro para viagens corporativas?

Trata-se da forma mais eficiente de garantir a integridade do funcionário durante uma viagem sem comprometer a política de redução de gastos da empresa.

Uma vez que o colaborador viaja pela empresa, mesmo que esteja fora do ambiente de trabalho, ele ainda está sob responsabilidade da companhia. Logo, o seguro funciona como um recurso de auxílio para prevenção de problemas.

Em caso de assistência médica, jurídica, de fronteira, entre outras, a seguradora presta a ajuda necessária para que o viajante possa focar em cumprir seu objetivo de viagem. No caso, pode ser uma reunião de negócios, a participação em um evento, um congresso ou qualquer outro compromisso de trabalho.

No âmbito corporativo, há planos para viagens domésticas e internacionais com diferentes tipos de cobertura. Há ainda a possibilidade de contratar seguros individuais ou coletivos, o que facilita a negociação para grandes empresas que contam com funcionários viajando constantemente.

Qual é a diferença de um seguro viagem corporativo?

O que diferencia um seguro corporativo de um comum é a cobertura que cada um oferece. O corporativo compartilha muitos elementos, mas oferece alguns pontos adicionais benéficos à companhia que contrata.

Outra diferença é que o destinado às viagens a trabalho tendem a ser mais baratos, principalmente quando adquirido em alto volume, para diversos colaboradores e viagens.

Entre as coberturas que o seguro viagem corporativo oferece, estão:

  • morte por qualquer acidente;
  • invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • remoção médica;
  • repatriação funerária;
  • regresso sanitário;
  • acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • assistência jurídica;
  • despesas farmacêuticas.
Ebook Dicas de planejamento financeiro para viagens corporativas.

Tipos de seguro viagem para empresas

Quando se trata de viagens há muitos tipos de seguro, para intercâmbios, cruzeiros, esportes e outros. Nas viagens corporativas, geralmente mais de uma pessoa na organização viaja e mais de uma vez no ano.

Por este motivo, o seguro viagem deve englobar todos os deslocamentos para o território nacional e internacional, dependendo da necessidade.

Dentre os tipos de seguro, há 3 modalidades principais, que iremos detalhar abaixo:

  • seguro por banco de dias;
  • seguro customizado;
  • seguro pago pelo uso.

Banco de dias

É um formato mais buscado por gestores que querem ter controle sobre a quantidade de usos por viagem. A instituição contrata um número de coberturas por ano, e os dias serão abatidos conforme utilizados pelos viajantes.

Entre as vantagens estão um maior controle e economia pela empresa. No entanto, é possível que a companhia ultrapasse o limite e precise adquirir pacotes adicionais em algum período do ano.

Customizado

Este tipo de seguro corporativo para viagem também é anual, mas baseia-se nas informações que a seguradora recolhe. Com o plano customizado, a contratante tem um plano adequado às suas necessidades com preços melhores.

Ele é destinado para demandas médias e altas de viagem, onde a seguradora colhe informações como a quantidade de viajantes e viagens previstas para estimar o valor do pacote.

Pago pelo uso

Neste modelo, o pagamento acontece depois de o seguro ser utilizado e conforme a quantidade de dias indicados no certificado. Dessa forma, a empresa contrata sem a necessidade de desembolsar altos valores logo no início.

Coberturas do seguro de viagem a trabalho

As proteções que o seguro oferece podem variar conforme o plano e a necessidade da instituição, mas há alguns fatores em comum.

A cobertura de despesa médica e hospitalar, que podem variar de U$15 mil a U$500 mil, são um exemplo. Os principais apoios são:

  • seguro de equipamentos;
  • acidentes;
  • bagagem perdida ou extraviada;
  • inconvenientes;
  • transporte e hospedagem.

Seguro de equipamentos

Viajantes corporativos costumam carregar equipamentos da empresa, como notebooks e HDs externos. Em alguns casos, há até a necessidade de equipamentos maiores – e mais valiosos – que precisam constar no seguro para evitar problemas.

Algumas modalidades vão cobrir danos, perda ou roubo destes dispositivos que são essenciais para o trabalho.

A gestão de viagens precisa levar em consideração todos os possíveis riscos dentro do planejamento. Muitas vezes, a perda de um equipamento significa um prejuízo grande em dados e do próprio equipamento.

Planilha cálculo de orçamento de viagem corporativa.

Acidentes

Assim como acontece nas viagens de lazer, o seguro cobre acidentes por atos violentos, em desastres naturais e transportes públicos, bem como roubos, despesas odontológicas, médicas, farmacêuticas e hospitalares, além de cobrir gastos relacionados à morte acidental e invalidez parcial ou total durante o período da viagem.

Um seguro viagem internacional, nestes casos, é fundamental para evitar problemas em países onde o custo do atendimento médico é muito alto. 

Bagagem perdida ou extraviada

Neste ponto, é providenciada uma indenização caso haja roubo, destruição, furto, dano ou extravio de bagagem. Entretanto, é preciso que seja comprovado conforme o que diz o contrato do seguro.

Inconvenientes

Aqui trata-se do amparo contra interrupção, atraso ou cancelamento da viagem, perda ou roubo de bagagem, voos atrasados e perda de conexão.

Transporte e hospedagem

Por último, os imprevistos cobertos são a repatriação ou remoção médica, prolongamento de estadia e repartição funerária. Além disso, cobre também translado de acompanhante em caso de hospitalizações longas, hospedagem e volta do acompanhante.

Ebook Dicas de planejamento financeiro para viagens corporativas.

Melhore sua gestão de viagens corporativas

Cada vez mais os gestores estão procurando formas de otimizar seu dia e deixar processos menos burocráticos. Quando o dia a dia está muito manual e obsoleto, profissionais altamente qualificados perdem tempo em tarefas que não trazem resultados.

Felizmente, a ExpenseOn automatiza muitos procedimentos do seu dia a dia, permitindo que se concentre em questões mais estratégicas. Com a funcionalidade Cartão de Crédito Corporativo, por exemplo, você tem todos os lançamentos de forma centralizada.

Você também pode acompanhar todos os gastos, conferir as faturas de todos os cartões em um único lugar e mais. Assim, você tem uma visualização muito mais prática, o que lhe permite planejar orçamentos com mais facilidade.

A ExpenseOn muda seu jeito de gerir despesas e facilita seu planejamento financeiro com bastante praticidade. Você está pronto para abraçar a mudança?

O título em destaque é "Otimize a sua gestão de reembolso". Abaixo, lê-se "Escaneie notas fiscais, solicite adiantamentos, acompanhe aprovações em tempo real e muito mais" com o botão "Agendar demonstração".
ExpenseOn Help Chat
Enviar via WhatsApp