O que é mobilidade corporativa? Conheça o conceito que vai transformar o modelo de trabalho

passageiro pegando táxi aplicando conceito de mobilidade corporativa

Diferentemente de anos atrás, uma viagem corporativa não significa mais que o colaborador vai ficar totalmente fora do dia a dia da empresa. Da mesma maneira, trabalhar em home office está longe de ser sinônimo de baixa produtividade.

A tecnologia facilitou o trabalho remoto, e com isso surgiu, também, o conceito de mobilidade corporativa.

Com apenas um smartphone ou notebook, é possível realizar tarefas, organizar planilhas, responder e-mails e até participar de vídeo-chamadas. O funcionário pode fazer isso em home office, de casa, ou mesmo em uma viagem.

Cabe à empresa o desafio de prover a melhor experiência para que todos mantenham uma boa qualidade de vida aliada à produtividade profissional.

Em tempos onde a pandemia de COVID-19 transformou o modelo de trabalho, e a maioria das empresas adotou o home office – muitas de forma permanente –, o bem estar do colaborador tornou-se uma pauta frequente.

É aí que entra o conceito de mobilidade corporativa. Também chamada de mobilidade empresarial, está diretamente relacionada a transformar os ambientes de trabalho.

De acordo com o instituto norte-americano IDC, mais de 60% dos trabalhadores dos Estados Unidos vão trabalhar em um modelo remoto ou híbrido até 2024.

Essa tendência mostra a importância de começar a pensar nisso imediatamente.

A companhia tem a missão de possibilitar que o colaborador exerça sua função mesmo quando estiver – ou optar por ficar – fora do escritório.

Não se trata de algo simples, mas o esforço é recompensado com benefícios para ambos os lados.

O funcionário passa a ter mais liberdade para trabalhar de onde preferir. Já a organização pode gerar redução de custos e aumento na produtividade das pessoas.

Ao longo deste conteúdo, vamos falar de tudo o que envolve a mobilidade corporativa, suas vantagens e cuidados necessários para utilizá-la da melhor forma possível.

O que é mobilidade corporativa?

É uma tendência global que visa oferecer modelos de trabalho alternativos. O objetivo principal é facilitar o trabalho fora do ambiente corporativo tradicional, aproveitando-se da tecnologia para cumprir seu propósito.

Seja com o uso de smartphones e tablets para fins comerciais, a contratação de serviços em nuvem para viabilizar o acesso a dados e softwares da empresa, todas as ações precisam “libertar” o trabalho da obrigatoriedade de estar dentro do escritório.

Uma boa gestão para prover um deslocamento inteligente dos colaboradores, diminuindo gastos desnecessários com transporte, também faz parte desse conceito.

A mobilidade corporativa pode ser resumida como um conjunto de ações para oferecer recursos e viabilizar formas de os funcionários trabalharem e se deslocarem em qualquer lugar.

Os benefícios da mobilidade corporativa

Na era digital, a empresa que não se atentar às mudanças do mercado está destinada a ficar para trás.

Organizações que não têm opções de mobilidade enfrentam mais problemas do que aquelas que têm.

Entre os impactos positivos da mobilidade empresarial podemos citar:

  • redução de custos com deslocamento e infraestrutura; 
  • aumento da produtividade;
  • mantém a agilidade na rotina de trabalho;
  • maior flexibilidade e bem-estar para os funcionários.

Redução de custos com transporte

Com a possibilidade de trabalho remoto, a empresa gasta menos com o transporte do funcionário.

Custos com vale-transporte ou vale combustível, por exemplo, são reduzidos.

A ascensão dos aplicativos de mobilidade também é uma grande aliada da gestão de mobilidade corporativa.

O uso de ferramentas como a ExpenseOn facilitam que o colaborador opte pelo transporte com o melhor custo benefício. O gestor, por sua vez, pode gerenciar de forma mais precisa as movimentações e gastos com o ir e vir dos funcionários.

Demonstração ExpenseOn

Aumento da produtividade

Quando um colaborador precisa tirar o dia para resolver um conserto em casa ou algo do tipo, deixa de produzir durante toda a jornada de trabalho. Se há mobilidade corporativa, ele pode trabalhar de casa e não desperdiçar o dia todo.

Outro ponto positivo é o possível aumento da produtividade. Um estudo da Fundação Dom Cabral revela que a maioria das pessoas produz mais e se sente mais confortável durante o trabalho em home office.

Menos estrutura necessária

Sem a necessidade de abrigar muitos funcionários, os escritórios podem ser menores e mais modestos. São necessários menos equipamentos, e gastos com luz, água e até internet podem ser diminuídos gradativamente.

Mesma agilidade na rotina de trabalho

Com soluções de mobilidade corporativa, a empresa pode manter a agilidade em todos os processos.

Arquivos e softwares podem ser acessados on-line, com a tecnologia em nuvem, possibilitando que todos tenham a mesma facilidade que teriam caso estivessem no escritório.

A importância da estratégia de gestão de mobilidade corporativa

Para ter este novo recurso implementado na sua empresa é preciso se atentar a algumas questões.

Não basta simplesmente mandar um e-mail para todos dizendo que, a partir de tal dia, tudo será feito de casa e as solicitações de transporte serão centralizadas em uma ferramenta.

É preciso pensar como será feita a comunicação, como os documentos serão transmitidos, por onde acontecerá o acompanhamento das tarefas e, claro, pensar na segurança de tudo isso que está sendo feito.

Confira alguns pontos que devem ser levados em consideração ao fazer um planejamento.

Políticas de uso

O uso de smartphones e tablets para o trabalho representa uma grande facilidade, mas também pode se tornar um risco para informações internas.

A política de segurança garante o uso seguro de arquivos e documentos necessários para a rotina de trabalho.

Entre as regras mais comuns está a proibição do uso de redes públicas de internet – disponíveis em praças de alimentação, aeroportos e outros lugares – para acessar informações e sistemas da companhia.

Dispositivos e apps atualizados

Tudo que for usado para acessar informações da empresa deve estar sempre atualizado para evitar o ciber-ataques e o vazamento de dados.

Suporte ao usuário

Em um contexto onde tudo está sendo feito virtualmente através de apps e dispositivos, o risco de problemas acontecerem existe.

Como no escritório uma máquina pode dar problema, em casa isso também pode acontecer.

Neste cenário, se faz indispensável um suporte dedicado aos colaboradores para solucionar rapidamente questões técnicas.

ExpenseOn e a gestão de mobilidade corporativa

O uso de apps de mobilidade urbana cresce constantemente por todo o mundo. No Brasil, não é diferente.

As pessoas utilizam plataformas como Uber e 99Taxis para se deslocarem, mas poucas pesquisam os preços quando fazem isso para trajetos corporativos. A empresa, por sua vez, pode ter gastos desnecessários.

Pensando nisso, a ExpenseOn lançou a nova funcionalidade de Mobilidade Corporativa.

Dentro da plataforma, o colaborador pode consultar preços de diferentes aplicativos – Uber, 99Taxis, Cabify e Wappa – e selecionar o trajeto com melhor custo benefício.

O gestor, por sua vez, pode conferir se os funcionários estão de acordo com as boas práticas de gastos com transporte corporativo.

Toda a gestão fica centralizada, com relatórios simples em poucos cliques e uma visualização completa para facilitar o trabalho de análise. 

Quer testar isso na prática? Faça agora um teste grátis e conheça a nova funcionalidade ExpenseOn para melhorar sua gestão de mobilidade corporativa.

ExpenseOn Help Chat
Enviar via WhatsApp