6 tendências para o mercado de viagens corporativas em 2022

análise do mercado de viagens corporativas

Desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020, o mundo viu o fechamento das fronteiras e, logo, uma drástica redução das viagens corporativas.

Um estudo recente da consultoria norte-americana McKinsey & Company aponta que os gastos com viagens de negócios caíram mais de 50% durante o período pandêmico, mas já se vê uma luz no fim do túnel para o mercado de viagens corporativas.

No Brasil, de acordo com a revista Forbes, mais de 65% de todos os voos realizados em agosto de 2021 envolveram viajantes corporativos. Com isso, percebe-se que, apesar das reuniões online serem uma solução viável, a necessidade de empresas enviarem colaboradores para compromissos de trabalho não diminuiu.

Diante dessa iminente recuperação do segmento de viagens de negócios, também surge demanda para novas soluções e tendências, principalmente quando o assunto é a redução de custos.

No entanto, nem apenas de corte de gastos vive um gestor, não é mesmo? Por isso, preparamos uma lista com 6 tendências para o mercado de viagens corporativas em 2022 e como vão ajudar companhias a otimizar resultados.

De olho nessa pronta evolução do turismo de negócios, empresas como BCD Travel e Travel Lab vêm realizando pesquisas para compreender quais dessas tendências estarão em alta já neste ano.

Ambas apontam para direções que o mercado de viagens corporativas pode seguir neste ano. Entre os prováveis rumos, estão:

  • alinhamento das políticas internas;
  • investimento em Duty of Care;
  • gestão de riscos mais cautelosa;
  • alta na procura por TMCs;
  • bleisure;
  • tecnologia como facilitadora da gestão de viagens.

Tendência 1: alinhamento das políticas internas

Desde 2020, passamos a lidar frequentemente com home office e trabalho remoto. Empresas passaram a contratar sem limitação geográfica, mas o retorno das viagens pode causar problemas se não houver um alinhamento das políticas internas da companhia.

Como funcionará o reembolso de despesas a colaboradores que atuam em modelo remoto, por exemplo, uma vez que eles não estão no escritório para entregar os comprovantes e recibos?

Essa é apenas uma das questões que deverão ser levantadas dentro da gestão de reembolso de despesas das empresas para um alinhamento na política de viagens.

Seja para o ressarcimento de gastos em viagens internacionais e domésticas, compra de passagens aéreas ou mesmo reserva de hospedagem, a política precisará estar corretamente alinhada para guiar gestores e viajantes.

Mas como fazer isso? Baixe agora nosso modelo de política de viagens corporativas e comece a fazer as alterações agora mesmo.

modelo de política de viagens corporatiavas

Tendência 2: investimento em Duty of Care

Outra tendência observada, ainda relacionada ao trabalho à distância, é a necessidade de cuidar dos funcionários que estão neste modelo. O Duty of Care está sendo estendido a todos aqueles que estão fora da empresa e não somente aos que estão viajando.

Garantir o bem estar do colaborador, dentro ou fora da empresa, deverá ser uma das principais prioridades para gestores ao longo deste ano. Isso deve reforçar ainda mais a importância do conceito de Duty of Care em todos os momentos durante uma viagem corporativa, do embarque ao retorno do funcionário à sua casa.

Tendência 3: gestão de riscos mais cautelosa

Gerir riscos vem mudando com o tempo, desde 2020 a pandemia faz parte desta gestão. Entretanto, novas questões estão começando a ser consideradas e precisam entrar no radar dos gestores. Alguns exemplos são catástrofes naturais, terrorismo e ciberataques.

Para gerir essas novas ameaças é necessário adotar medidas que amparem empresa e colaborador.

As catástrofes naturais nem sempre são previsíveis e os atos de terror menos ainda. Mesmo assim é possível tomar algumas decisões para minimizar impactos.

No caso das catástrofes naturais é possível criar um plano ou rota de fuga e definir um local seguro. No que diz respeito ao terrorismo é válido pensar em uma forma de educar os viajantes para que evitem determinados lugares e eventos.

Já os ciberataques, cada vez mais recorrentes, se faz necessário investir em soluções de segurança de dados, assunto que está presente no mercado de viagens corporativas, mas também em outro segmentos.

Tendência 4: alta na procura por TMCs

Segundo o IBGE, o IPCA dos últimos 12 meses foi de 10,38% e o setor de viagens também sentiu com a alta dos preços. Como os gestores estão sempre buscando formas de reduzir custos e as agências de viagens corporativas entregam isso, elas se tornam uma boa opção.

Elas possibilitam também políticas personalizadas, maior controle e fortalecimento do compliance. A redução de custos ocorre, principalmente, porque essas agências têm acesso a preços melhores, em especial àquelas empresas que têm muitos viajantes.

Tendência 5: Bleisure

Pesquisas feitas no final de 2021 por empresas como Kayak e Localiza sugerem que o Bleisure é uma tendência para 2022. Segundo a Kayak, que ouviu 1.000 viajantes, 42,8% desejam conhecer novos lugares durante viagens de negócios, enquanto a Localiza nos mostra 59%.

Essa modalidade de viagem mistura a viagem a trabalho com a de lazer, sendo uma forma eficiente de trazer satisfação e prezar pelo bem-estar do colaborador. Entretanto, para fazer isso bem é preciso que a política de viagens seja sólida e que os gestores estejam atentos.

Tendência 6: tecnologia como facilitadora da gestão de viagens

O relatório da BCD Travel aponta que pagamento e despesas são duas grandes dificuldades para os gestores. Mais da metade disse que tem problema com faturas ausentes ou com erros e recibos.

Além disso, apontaram problemas com o gerenciamento da qualidade dos dados das despesas, tendo que fazer tudo isso de forma manual. O documento também indica que a complexidade envolvendo a gestão de viagens corporativas e de despesas aumentou.

Muito por conta da troca da troca do local de trabalho, modelo híbrido e viajantes esporádicos, as exigências vêm mudando. Mais de 25% têm problemas com a questão do reembolso e cada vez mais essas pessoas querem um processo que economize tempo.

Com a procura pela eliminação da necessidade de comprovantes em papel e pela simplificação das aprovações, a tecnologia também é uma tendência.

Soluções que otimizam o processo de reembolso e o dia a dia tanto de gestores quanto de colaboradores são essenciais. Cada vez mais empresas estão procurando ferramentas que automatizem etapas do pagamento e descomplicam a gestão de comprovantes.

Banner de ebook "5 ferramentas para automatizar a área financeira"

A tecnologia desburocratiza o dia a dia, permite que gestores se concentrem em questões mais importantes e contorna atritos entre eles e colaboradores. Além disso, garante um cumprimento mais fiel da política e evita fraudes.

A construção manual de relatórios de despesas, registro de dados nos sistemas, consulta e procura de notas fiscais em pastas, entre outras coisas, toma muito tempo. A chance de erros e desencontros no meio do caminho devido à perda de um documento ou mesmo erro de digitação é muito maior.

A ExpenseOn oferece diversas soluções que têm a capacidade de tornar o dia de gestores e funcionários mais ágil. A Digitalização possibilita que os recibos e notas fiscais sejam guardadas de forma segura, evitando deterioração e perda.

O cartão corporativo possibilita um adiantamento de despesas eficiente e a consulta das despesas em tempo real. Com isso é possível checar com o que o dinheiro está sendo gasto assim que ele é usado.

A Integração Contábil & ERP automatiza o lançamento de despesas no sistema, o que elimina a necessidade de fazer o registro da mesma informação em lugares diferentes.

O Analytics e Relatórios fornece um painel único para a visualização de todas as informações. Além disso, você pode criar personalizações e montar gráficos automáticos para facilitar a análise das informações e ter insights valiosos.

A ExpenseOn muda seu jeito de gerir finanças, despesas e reembolsos de uma forma que você nem imagina. Você está pronto para abraçar o futuro?

O título em destaque é "Otimize a sua gestão de reembolso". Abaixo, lê-se "Escaneie notas fiscais, solicite adiantamentos, acompanhe aprovações em tempo real e muito mais" com o botão "Agendar demonstração".
ExpenseOn Help Chat
Enviar via WhatsApp