O que é Bleisure? Tudo sobre essa tendência nas viagens corporativas

homem praticando bleisure ao relaxar na praia após uma viagem de negócios

Pesquisa feita no final de 2020 pelo TRLV Lab, nomeado Insights para o Turismo, aponta que 35% dos entrevistados emendaram uma viagem a trabalho com uma de lazer. O nome dessa tendência do mercado de viagens corporativas é Bleisure.

O Bleisure é um termo inglês que se originou pela mistura de Business – negócios – e Leisure – lazer. Essa modalidade traz vantagens para o colaborador e para a empresa, já que um pode descontrair e o outro garantir a satisfação e qualidade de vida.

Mais do que apenas cumprir com seus objetivos de trabalho durante a viagem corporativa, o funcionário pode aproveitar o deslocamento para seu lazer próprio, antes, durante ou até depois.

O conceito de Bleisure vai de encontro com a preferência e hábitos dos viajantes de negócios. Um estudo da TRLV Lab mostra as cinco atividades mais realizadas pelos trabalhadores que viajam no Brasil, como:

  1. 85% visitar restaurantes;
  2. 68,99% usar aplicativos para transporte;
  3. 53,13% fazer compras;
  4. 51,92% visitar shoppings e centros comerciais;
  5. 48,56% visitar atrações turísticas.

Com esses números, podemos ver que os viajantes corporativos também aproveitam as viagens a trabalho para o lazer. Logo, o conceito de Bleisure deve ganhar cada vez mais adeptos oficiais, abrir espaço na política de viagens das companhias e levar benefícios para ambos os lados.

O que é Bleisure?

O Bleisure é uma viagem de negócios que se estende para uma de lazer, ou ao contrário. Durante a viagem, o colaborador cumpre com suas obrigações e nas horas vagas aproveita a cidade. Pode ocorrer também uma estadia prolongada, que deve ser acordada previamente.

Para o turismo, essa viagem mista representa grandes porções da receita do turismo. Segundo relatório do Future Market Insights, o montante mundial vindo do Bleisure deve atingir US$ 497,5 bilhões em 2022.

Para os gestores, esse modelo de viagens é um desafio, já que o viajante de negócios tende a gastar de 3 a 4 vezes mais que um turista. Isso implica, obviamente, na necessidade de reduzir custos por parte do responsável.

Mesmo assim, representa uma ótima oportunidade de garantir satisfação dos funcionários. Para os colaboradores o Bleisure é liberdade e sensação de reconhecimento ou recompensa, para os gestores significa garantir o Duty of Care.

5 vantagens do Bleisure como modelo de viagens corporativas

O Bleisure traz alguns benefícios que merecem atenção. Adotar essa tendência de viagens corporativas impacta positivamente o dia a dia de uma organização. Entre as vantagens podemos citar:

  • satisfação;
  • motivação;
  • aumento da produtividade;
  • possibilidade de economizar;
  • network.

Satisfação

Com a possibilidade de ficar mais dias em um lugar para o qual viajou, o colaborador cria outra relação com o local. Seja uma cidade do interior ou em outro país, a viagem mista permite que o colaborador aproveite o lugar.

Quando isso acontece, o viajante se sente recompensado e contemplado por seus superiores. Essa situação aumenta o nível de satisfação com o trabalho realizado no dia a dia do escritório.

Satisfação justificada principalmente pela qualidade de vida. Alguns autores definem esse conceito como a sensação de bem-estar, desenvolvimento pessoal, entre outros. 

Motivação

O tópico anterior leva a este. Com um colaborador satisfeito, a motivação para trabalhar é maior. Aqueles funcionários que viajam vão fazer de tudo para serem escalados para essas viagens.

Quando há a possibilidade de curtir alguns dias, o colaborador se sentirá incentivado a fechar mais negócios, conseguir mais clientes, etc. Eles vão estar pensando sempre em sua próxima viagem a trabalho, principalmente se o local de destino for bonito.

Aumento da produtividade

A satisfação e a motivação geradas pelo Bleisure culminam no aumento da produtividade. Sempre que houver a possibilidade de emendar o lazer na viagem de negócios, os colaboradores se empenharão para isso.

Sabe aquele cliente potencial que fica em outro estado ou país e nunca foi evoluído porque existem demandas mais urgentes? O colaborador que pode fazer o Bleisure vai se desdobrar para conseguir fechar um contrato com ele.

Possibilidade de economizar

A possibilidade de economizar se dá pelo aumento do valor agregado, na verdade. Com o funcionário fazendo mais atividades que geram retorno, os custos de funcionário e de deslocamento caem. Isso quer dizer que o ROI de viagens corporativas aumenta, o que impacta positivamente o caixa da empresa.

Network

As viagens corporativas são muito importantes para o networking, pois, seja em congressos, feiras, visitas ou outros, existe o contato próximo. Imagine um colaborador em uma viagem Bleisure na qual outros profissionais de um congresso, por exemplo, também estão aproveitando a cidade.

A possibilidade de estreitar laços é muito maior nessa situação. Claro que o momento de lazer é o momento de lazer, mas, ainda assim, o viajante representa a empresa. Se não houver contato nenhum com outros profissionais, a liberdade é maior, mas se houver algumas regras precisam ser respeitadas.

Por isso é preciso ter uma política de viagens acertada que contemple essas questões. Afinal, um momento de lazer não pode comprometer a imagem da organização.

O Bleisure dentro da política de viagens

A política de viagens é o documento que vai guiar todas as questões que envolvem um deslocamento a trabalho. Algumas informações, como o tempo para a compra de passagens, precisam estar nesse arquivo.

Além disso, regras para despesas e reembolsos e normas de conduta precisam estar detalhadas também. Há outras questões que entram em uma política de viagens, as que interessam, no entanto, são essas que citamos.

Tempo para compra de passagens

O Bleisure é a extensão de uma viagem a trabalho, então a compra da passagem de ida deve ser feita normalmente. A de volta, entretanto, precisa ser pensada com cuidado. A organização vai cobrir a passagem de volta? Se sim, a reserva e o planejamento do Bleisure precisa acontecer com antecedência.

Caso a organização não vá cobrir os gastos com a passagem de volta, é necessário que isso esteja bem claro para o colaborador. Caso contrário, algumas indisposições podem acontecer, levando até mesmo a processos trabalhistas.

modelo de política de viagens corporatiavas

Regras para reembolso de despesas

Toda política de viagens tem descrito quais são as regras para o reembolso, além de quais são as despesas de viagem reembolsáveis. No caso de uma política de viagens que contemple o Bleisure, é preciso deixar claro o que é reembolsável e o que não é.

Como se trata de uma viagem de lazer depois de uma viagem de trabalho, a organização pode se comprometer em pagar a passagem, por exemplo. Essa é uma forma de dar um presente ao colaborador. Porém, recomendamos que essa seja a única despesa arcada pela empregadora.

É imprescindível que haja limites claros para esse tipo de viagem corporativa. Pense nas formas de pagamento e o que facilitará a prestação de contas e reembolso. O relatório Insight para o Turismo da TRLV Lab aponta algumas informações importantes.

Segundo o documento, a segunda forma de pagamento mais usada é o cartão corporativo, seguido pelo cartão pessoal. Sendo assim, estipule que gastos pessoais sejam feitos com cartão próprio e os outros com o da empresa. Com tudo devidamente registrado, não haverão dificuldades em fazer a restituição.

Normas de conduta

A corporação que quer adotar o Bleisure como modalidade de viagens precisa ter um conjunto de regras acertadas para essas ocasiões. Como dissemos, o momento de lazer é momento de lazer e o colaborador não deve se preocupar com trabalho.

Mas, em algumas ocasiões, o funcionário pode estar em um local onde há outros profissionais, e uma ‘gafe’ não pode acontecer nessas situações. A G1 aponta em matéria que erros como roupas inadequadas e abusar de festas são erros comuns.

O Duty of Care dentro das viagens mistas

O Duty of Care é o dever de cuidar dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho. Um dos pilares desse conceito é garantir o bem-estar dos funcionários, situação que se relaciona diretamente com o Bleisure.

Mas, além disso, é necessário garantir a segurança dessas pessoas que também vão viajar a lazer. Para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores, algumas medidas devem ser tomadas.

Essas medidas envolvem limitar os dias de lazer que os colaboradores podem desfrutar e até lugares que podem ir. Isso é necessário porque essa área ainda é cinzenta perante a lei pois não existe nenhuma que regulamenta essa questão.

O que há é um consenso. Limitar os dias que o funcionário pode usufruir do Bleisure diminui a janela de exposição dele, o que garante que ele fique mais seguro. Já limitar os locais que eles podem ir garante que eles não entrem em locais de risco, por exemplo.

Tudo isso promove o Duty of Care dentro da organização, garantindo o compliance e conformidade com as leis, além do amparo dos viajantes.

Tenha a melhor experiência Bleisure com ajuda da tecnologia

Para organizar de forma eficaz o dia a dia de viagens a trabalho é preciso se dividir em diversas atividades. Quando falamos de uma viagem desse tipo, que mistura duas modalidades, as exigências são ainda maiores.

Garantir o compliance e eficiência dos processos de reembolso não é tarefa fácil, e o Bleisure demanda mais atenção com formas de pagamento e armazenamento de notas. Algum descuido nesse processo pode ser uma janela para fraudes acontecerem.

Nesse sentido, a ExpenseOn pode te ajudar bastante. Tanto para garantir o compliance e segurança dos viajantes, quanto para gerir as melhores formas de pagamento.

A funcionalidade Travel promove o Duty of Care, já que os colaboradores podem contar com um suporte humanizado 24h. Isso evita que eles se sintam desamparados e garante que tenham ajuda caso precisem.

Já o nosso recurso de Cartão Corporativo permite que todas as despesas de diferentes cartões sejam geridas. Isso facilita o faturamento, centraliza todos os lançamentos e descomplica o acompanhamento dos gastos.

Essas são apenas algumas ferramentas que temos disponíveis para facilitar as rotinas financeiras. A ExpenseOn transforma o seu jeito de gerir despesas com praticidade e facilidade. Está pronto para abraçar a mudança?

Flash Expense Help Chat
Enviar via WhatsApp