O que é armazenamento em nuvem e porque ele é vantajoso para sua empresa?

O armazenamento em nuvem é uma das tecnologias mais importantes na atualidade, permitindo desde tarefas simples como o compartilhamento de documentos até estratégias de negócios avançadas.

Nesse artigo você confere os benefícios do armazenamento em nuvem, exemplos do que é possível fazer com ele e dicas para impulsionar o crescimento da sua organização através dessa ferramenta.

O que é e como funciona o armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem permite que informações e documentos sejam arquivados em ambientes virtuais seguros, estando à disposição de pessoas autorizadas em qualquer lugar ou dispositivo do mundo.

Com o avanço da transformação digital, as empresas passaram a usar tecnologias cada vez mais avançadas para executar seus processos.

O armazenamento em nuvem é uma delas, e vem ganhando cada vez mais atenção conforme o Big Data ganha espaço. Baseado em grandes volumes de dados que podem ser facilmente organizados e acessados, o Big Data exige estruturas custosas – em dinheiro, tempo e força de trabalho.

Para a maior parte das organizações, é mais vantajoso terceirizar parte desse trabalho, contando com as soluções de armazenamento em nuvem para cuidar de seus dados.

Seu funcionamento é simples: alguém com acesso à ferramenta utilizada pode salvar ou compartilhar informações pela internet. Elas ficam protegidas por senha, e estarão disponíveis para outros usuários com acesso, em qualquer computador ou smartphone à sua disposição.

Vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem

Se você não utiliza o armazenamento em nuvem, pode achar que sua única função é facilitar o compartilhamento de informações, o que por si só já é uma grande vantagem. No entanto, essa ferramenta apresenta outras vantagens estratégicas para as organizações:

Redução de custos

Com o armazenamento em nuvem você não precisa gastar fortunas em sistemas e profissionais para gerenciar dados internamente. Além disso, o gasto para transportar fisicamente documentos, projetos e outras informações pode ser totalmente eliminado.

Agilidade para as equipes

Se um time está desenvolvendo produtos que exigem armazenamento, e o trabalho ocorre internamente, será preciso aguardar um membro do TI fazer o serviço. Nesse formato, os dois lados perdem tempo fazendo o que o armazenamento em nuvem oferece em um clique.

Essa característica torna o armazenamento em nuvem ideal para equipes que adotam uma metodologias ágeis, onde tudo precisa ser facilmente compartilhado e acessado.

Segurança

Os computadores da empresa estão sujeitos a acidentes, defeitos e má utilização dos colaboradores, colocando em risco os dados guardados nessas máquinas. Com o armazenamento em nuvem, nenhum trabalho é perdido se houver problemas nos computadores que o realizam.

Ampliação das formas de trabalho

O armazenamento em nuvem facilita a utilização de colaboradores em home-office, freelancers e outros modelos que não exigem a presença física do profissional. Isso abre novas possibilidades para encontrar e manter talentos, e também é mais uma forma de reduzir os custos da organização.

Suporte às estratégias de BI

A Inteligência de Negócios (BI) é uma metodologia que permite a tomada de decisões racionais e assertivas com base em grandes volumes de dados. É fácil notar a importância do armazenamento em nuvem para dar suporte às estratégias na área.

Por que o armazenamento em nuvem deve fazer parte da sua empresa?

O armazenamento em nuvem pode ser adotado como um processo de gestão. Através dele, qualquer empresa é capaz de organizar informações como recibos, relatórios e notas fiscais com o máximo de eficiência.

Em uma plataforma como a ExpenseOn, todos os colaboradores podem salvar documentos em tempo real, facilitando o acesso e a organização por parte do setor administrativo ou financeiro.

Ferramentas de segurança e backup impedem vazamentos ou perda dos dados, que poderão ser usados pelas pessoas certas sempre que elas precisarem. O armazenamento em nuvem ainda oferece escalabilidade, evitando que a falta de espaço para guardar informações atrase o crescimento da organização quando você atrair novos clientes, parceiros e fornecedores.

Além do básico: Como e onde usar o armazenamento em nuvem?

Qualquer organização pode adotar o armazenamento em nuvem num espaço de poucas horas – basta contratar o serviço e começar a transferência dos dados para seu novo espaço virtual.

Em startups, já acostumadas com a tecnologia, o armazenamento em nuvem costuma estar presente desde o seu nascimento. Isso não impede que organizações maiores e mais antigas também possam se beneficiar ao seguir esse caminho.

Na verdade, uma empresa maior, com uma estrutura ramificada em que vários colaboradores trocam informações a todo momento, o armazenamento em nuvem é um grande aliado para se adequar à agilidade necessária para operar nos mercados atuais.

Ao compartilhar documentos com maior eficiência, o armazenamento na nuvem abre espaço para que organizações de todos os tamanhos possam construir escritórios virtuais e mergulhar de cabeça no mundo da inovação.

Esse movimento pode vir acompanhado de investimentos em outras áreas que se beneficiam do armazenamento em nuvem, tais como:

Programas de treinamento continuado

A tecnologia pode estar aliada aos recursos humanos para construir perfis de habilidades, interesses e resultados obtidos por seus colaboradores. Isso permite construir programas de treinamento adaptados às necessidades dos profissionais e da própria organização.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Entregar ferramentas de qualidade, através de softwares e aplicativos, mantém o consumidor ligado à sua marca e pode abrir novas opções de negócios, como lojas online. O armazenamento na nuvem permite lidar tanto com os dados do próprio programa quanto com as preferências de seus clientes.

Iniciativas de Business Intelligence

A cada minuto, seus consumidores reais e potenciais estão produzindo milhares de dados em sites, redes sociais e outras plataformas. Capturar e analisar essas informações pode gerar insights capazes de multiplicar a receita do seu negócio, proteger-se contra riscos futuros ou explorar oportunidades que seus competidores nem mesmo conhecem.

Conclusão

O armazenamento em nuvem é o próximo passo na adequação da sua empresa às demandas do universo digital. Por trabalhar com ferramentas intuitivas e facilmente escaláveis, você pode implementar esse recurso hoje mesmo, investindo muito pouco para alcançar todos os benefícios que acabamos de ver.

Quanto mais cedo a empresa começar, mais rápido os gestores e colaboradores estarão acostumados às vantagens do armazenamento em nuvem, e descobrirão por conta própria novas maneiras de usá-lo para o crescimento da organização.

Esse artigo foi escrito pela AEVO, a maior plataforma de Gestão de Inovação da América Latina.

Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários