Baixe a planilha gratuita e editável para a organização e otimização do financeiro da sua empresa.
Conhecer os custos fixos e variáveis da empresa é essencial para ter controle sobre o financeiro. Ao organizá-los, o gestor financeiro consegue entender para onde o dinheiro vai, como está o fluxo de caixa e identificar se há necessidade de intensificar uma estratégia de redução de despesas e controle de gastos para aumentar o faturamento.
Quais são os principais custos fixos?
Estes custos são aqueles que se mantêm estáveis. Por mais que o volume de produção de uma indústria varie, por exemplo, ele continuará tendo o mesmo valor. São eles:
- aluguel;
- serviços de segurança;
- provedor de internet;
- serviços de limpeza;
- manutenção de equipamentos.
Quais são os principais custos variáveis?
Diferente do fixo, o custo variável oscila conforme as atividades da empresa. Ele vai variar de acordo com a produção ou prestação de serviços da organização. São eles:
- energia elétrica e água – caso a produção dependa disso;
- horas extras pagas a funcionários;
- matéria prima;
- custos com logística e entrega;
- comissão de vendas;
- taxas de remessa.
Como organizar os custos fixos e variáveis?
Não há uma fórmula pronta para se chegar ao custo fixo total. Esse cenário se dá, principalmente, porque diferentes tipos de empresa têm diferentes tipos de custos.
O melhor cenário é ter uma planilha que ajude a organizar os custos fixos. Isso vai te economizar tempo, otimizar processos e permitir que aproveite melhor o setor financeiro.
Por esse motivo, a ExpenseOn preparou uma Planilha + Calculadora de Custos Fixos e Variáveis para você organizar os custos da sua empresa e otimizar o financeiro.
Baixe o material agora mesmo!