Softwares de gestão financeira: porque sua empresa precisa deles

software gestão financeira expenseon

O avanço da tecnologia marcou, de forma drástica e rápida, o mundo corporativo. Na gestão financeira empresarial não foi diferente. Os softwares de gestão financeira estão entre nós para facilitar a operação, tornando gestores e profissionais do setor ainda mais estratégicos com dados e acompanhamentos em tempo real de todo o panorama de ativos da companhia.

Operações repetitivas e que demandam atenção foram automatizadas. Isso passou a garantir mais tempo aos profissionais para se dedicarem a tarefas muito mais importantes.

Grandes empresas já vivem a realidade dos softwares como grandes auxiliares na gestão financeira.

Mas e você: sabe o que são e como essas ferramentas podem te ajudar?

Ao longo deste conteúdo, vamos apresentar os recursos e demonstrar os benefícios e cuidados necessários para que a utilização traga ainda mais resultados para a operação financeira do seu negócio.

O que faz um software de gestão financeira?

Foi-se o tempo em que usar tecnologia no gerenciamento financeiro significava um investimento altíssimo. Hoje, é possível ter um sistema que cabe no orçamento, independentemente do porte da sua empresa.

Os softwares de gestão financeira trabalham para automatizar os processos e registrar tudo o que for necessário.

O objetivo principal é organizar as finanças da companhia e tornar o trabalho do setor ainda mais eficiente.

Isso acontece de forma integrada e inteligente. Com a ferramenta certa, os colaboradores do departamento passam a contar com auxílio em atividades como:

  •  Emissão de notas fiscais;
  •  Gerenciamento de despesas;
  •  Controle do fluxo de caixa;
  •  Reembolso de despesas corporativas;
  •  Gestão de impostos;
  •  Projeções financeiras;
  • Acompanhamento de métricas e resultados.

Na hora de escolher, fique de olho em quais softwares irão ajudar realmente na sua gestão sem influenciar de forma negativa o caixa da empresa. Escolha os que mais façam sentido para a sua rotina.

Por que utilizar softwares de gestão financeira na sua empresa?

Temos algo duro para te contar: apenas uma equipe, planilhas quilométricas e caderninhos não vão te ajudar a alcançar os resultados que você precisa.

Você até pode ter uma boa operação assim. No entanto, se quer se destacar e bater metas audaciosas, vai precisar de bons softwares no seu setor.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios da utilização de softwares de gestão financeira.

transformação digital gestão financeira

Aumento na produtividade

Os recursos tecnológicos auxiliam cada membro da equipe a desempenhar tarefas com maior agilidade e eficácia. Com isso, a produtividade aumenta consideravelmente.

Além disso, os profissionais deixam de lado as atividades repetitivas e pouco efetivas, que passam a ser automatizadas.

Os colaboradores de nível mais júnior também passam a se sentir mais importantes, uma vez que deixam de atuar apenas de maneira mecânica. 

Métricas de negócio mais precisas

A tecnologia alia automação e integra todos os dados e registros feitos pela equipe. Com o tempo, essas informações compiladas se tornam métricas da saúde financeira do negócio, o termômetro ideal para medir o desempenho da empresa como um todo.

Também é possível fazer relatórios e projeções muito mais sólidas. Os dados passam a ter um papel fundamental em toda a estratégia.

Automação e padronização de processos

Como dissemos anteriormente, o software de gestão financeira ajuda na automação de tarefas repetitivas. Isso influencia diretamente na organização e padronização de processos.

Além de ganhar agilidade, a ferramenta se torna um verdadeiro norte para criar sincronia na operação e reduzir o risco de falhas.

Isso é um grande benefício, principalmente quando falamos de centros descentralizados ou operações fragmentadas em diversos escritórios.

Tomada de decisão mais segura

Uma decisão errada no financeiro pode significar um alto custo para a empresa. Ou seja, a ajuda de um software de gestão, além de processos bem definidos e profissionais capacitados, auxilia a mitigar esse risco.

O alto volume de dados, gerado pelas movimentações registradas no sistema, somado à organização e processos proporcionados pelo software resultam em informações valiosas para os decisores.

Assim, fica mais fácil encontrar soluções corretas e saídas até para os problemas mais complexos. As decisões passam a ser mais assertivas e eficazes.

Como escolher os softwares de gestão financeira ideais?

Agora que você já sabe a importância de um bom software de gestão na sua empresa, é hora de escolher os que mais se adequam à sua operação.

É importante lembrar que uma só ferramenta pode não ajudar a solucionar todos os seus problemas. Por isso, busque alternativas personalizadas e completas para te auxiliar no dia a dia da sua operação.

Leia também: as dúvidas mais comuns na hora de contratar um software de reembolso

Lembrando que: o melhor de todos nem sempre é o melhor para você. Então é fundamental analisar pontos como custo, funcionalidades e o valor percebido para a empresa.

É comum que empresas invistam na implementação de ERPs. São sistemas gerais de gestão integrada para controle de recursos da companhia.

No caso de companhias que precisam gerenciar o reembolso de despesas corporativas, no entanto, é preciso contar com uma solução específica como a ExpenseOn.

Nosso software completo para gestão de reembolsos ajuda a fortalecer o compliance, além de tornar mais simples todo o controle financeiro com diversas funcionalidades.

Confira alguns dos benefícios abaixo.

  • integração com o ERP;
  • digitalização de reembolsos e despesas;
  • aplicativo para celular;
  • solicitações de adiantamento;
  • quilometragem e viagem;
  • aprovação de despesas;
  • regras e alertas para usuários;
  • emissão de relatórios;
  • armazenamento na nuvem.

Quer saber mais sobre a nossa ferramenta? Clique no banner abaixo e solicite uma demonstração gratuita junto a um de nossos consultores comerciais.

Agende uma demo expense on