4 dicas essenciais para redução de despesas na empresa

gestor fazendo calculos para redução de despesas da empresa

A falta de organização financeira leva muitos negócios à falência. Isso é um fato. De acordo com o estudo do Sebrae, Sobrevivência e Mortalidade de Empresas, metade das empresas do Brasil fecham as portas antes do 4º ano de operação, tendo a deficiência em gestão como principal causa.

Por melhor que seja o seu produto ou serviço prestado, é necessário um controle de gastos efetivo equalizado à redução de custos e despesas na empresa para potencializar o lucro operacional.

Só assim será possível fazer com que a companhia cresça de maneira sustentável e alcance voos mais altos a longo prazo.

Sem uma boa gestão financeira, o fracasso é inevitável. Ou seja, você precisa saber como diminuir despesas corporativas.

Foi pensando nisso que nós, da ExpenseOn, preparamos esse conteúdo para trazer ideias e dicas para que você possa colocar em prática na gestão da sua empresa.

Antes, no entanto, é preciso entender o porquê a redução deve ser feita.

A importância de reduzir despesas na empresa

Organizar despesas empresariais é o primeiro passo para uma gestão mais lucrativa.

Não adianta ter uma equipe de vendas apta e proativa, trazendo novos clientes recorrentemente, se seus custos crescem na mesma velocidade.

Ao saber o que é gasto e como o dinheiro da companhia é usado, você poderá ter uma visão completa sobre as oportunidades de redução.

Essa redução tem como foco garantir mais dinheiro em caixa. Em outras palavras, significa diminuir gastos dispensáveis.

Essa prática se resume a analisar as despesas e entender quais podem ser remanejadas ou eliminadas. Seja uma renegociação com fornecedores ou uma readequação do número de contratados, tudo deve ser em prol da economia.

Em alguns casos, revisar os custos operacionais pode trazer insights valiosos para encontrar e eliminar gastos desnecessários na atual operação.

Já nas despesas administrativas, é comum que o gestor descubra alternativas mais em conta para os que não têm conexão direta com a atuação da empresa.

Cada diminuição, individualmente, pode não representar uma economia grande para a companhia. Ao juntá-las, no entanto, você verá que o montante é significativo e que a empresa estava praticamente desperdiçando esse dinheiro.

Calculadora Carro, Uber e Táxi

Quais são os benefícios ao diminuir despesas corporativas?

O valor economizado pode ser utilizado de diversas maneiras para gerar resultados positivos na gestão.

Um maior acúmulo de capital garante estabilidade em épocas de crise financeira, por exemplo.

Por outro lado, em casos onde o cenário é otimista, é possível investir em novas tecnologias ou até mesmo na contratação de colaboradores para potencializar a operação.

Além disso, as boas práticas de redução de despesas garantem ao gestor uma maior organização do setor financeiro. Tudo fica mais claro, e as decisões passam a ser mais assertivas.

Exemplos de despesas que você pode reduzir na empresa

  • Papel e impressão
  • Energia elétrica
  • Internet e telefone
  • Materiais de escritório
  • Contratação e demissão de colaboradores

Como reduzir despesas em uma empresa?

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios de eliminar gastos dispensáveis, é hora de colocar a mão na massa.

Abaixo, listamos dicas práticas que vão te ajudar na implementação de uma cultura de diminuição de despesas dentro da sua empresa. Confira.

Monte uma política de redução de despesas

Envolver os funcionários na missão de reduzir os gastos é essencial para que o plano corra bem. Monte comunicados e faça palestras sobre o assunto, mostrando todos os benefícios das novas práticas.

Dentro dessa política, estabeleça metas de redução e recompense os colaboradores que se destacarem nessa ajuda em busca de uma operação mais sustentável.

Os gastos em viagens corporativas são um bom exemplo para começar. Analise e entenda como fazer os funcionários gastarem menos, reduzindo seu custo com reembolsos.

O banco de horas também é uma estratégia que, com certeza, te ajudará a economizar com as horas extras dos colaboradores.

Invista em materiais reutilizáveis

É comum vermos copo de plástico e até mesmo o uso dos talheres descartáveis, custos administrativos recorrentes para as empresas.

Como forma de diminuir essa despesa e ainda engajar os colaboradores, uma possibilidade é o investimento em canecas personalizadas, por exemplo. Assim, além de reduzir os gastos com os descartáveis, a companhia também auxilia o meio ambiente e fortalece as políticas de ESG.

Renegocie com os fornecedores

Estar de olho nos fornecedores e em seus concorrentes, em busca dos melhores preços, é um passo fundamental.

Encontre alternativas e negocie para ter custos menores com todos os seus fornecedores. Seja a operadora de telefone e internet ou mesmo a empresa que fornece insumos para a sua produção, tente sempre equalizar os valores para obter cada vez mais lucros.

A tecnologia é sua grande aliada

Investir em tecnologia pode auxiliar na diminuição de diversos custos na sua empresa. Aqui, podemos incluir pontos como a digitalização de documentos e recibos, que reduz os gastos com impressões, ou até mesmo o armazenamento de arquivos em nuvem.

Ambas as soluções proporcionam economia de tempo e dinheiro, além de elevar a segurança – e o compliance – da sua operação e dos seus arquivos.

A ExpenseOn é um ótimo exemplo de redução de gastos. Com a tecnologia de uma plataforma integrada, ajudamos centenas de empresas a economizarem na gestão de despesas corporativas.

Nossa ferramenta garante mais organização e eficiência ao departamento financeiro.

Gestão de adiantamento, cálculo automático de quilometragem para viagens, alertas e regras de despesas, emissão de relatórios e até armazenamento de arquivos em nuvem são apenas algumas das funções disponíveis na ExpenseOn para facilitar o processo de reembolso de despesas corporativas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a revolucionar o financeiro da sua empresa? Clique no botão abaixo e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.

Demo expense on