Porque investir em novas tecnologias aplicadas à gestão financeira

tecnologia aplicada à gestão financeira

A transformação digital chegou definitivamente ao setor financeiro das empresas. Novas tecnologias aplicadas à gestão financeira ganham cada vez mais espaço, facilitando processos e otimizando resultados.

Atualmente, a tendência é o crescimento exponencial do fluxo de informações que o departamento precisa gerenciar. Muitas vezes, no entanto, a quantidade de pessoas responsáveis por administrá-las não aumenta da mesma maneira.

É aí que a tecnologia financeira entra para tornar a rotina do gestor e dos colaboradores mais fácil.

Saem de cena os excessos de tarefas, relatórios e planilhas para a entrada de plataformas, processos estruturados e soluções tecnológicas.

As informações são centralizadas e compiladas com o objetivo de simplificar a gestão. Os registros deixam de ser manuais para se tornarem automatizados. Os documentos não se perdem mais em arquivos de papel, uma vez que passam a ser digitalizados, entre diversos outros benefícios.

A empresa passa a minimizar o risco de erros humanos e propõe mais tempo aos seus colaboradores para tarefas estratégicas. Todos saem ganhando.

Por motivos como os citados acima, companhias de diferentes tamanhos têm investido tempo e dinheiro na implementação de novas tecnologias aplicadas à gestão financeira.

Ao longo deste conteúdo, explicaremos um pouco mais sobre as vantagens. Saiba por que você precisa fazer parte dessa transformação digital para não ficar atrás dos seus concorrentes.

transformação digital expenseon

Por que investir em novas tecnologias na gestão financeira?

As operações financeiras exigem tarefas complexas e muito detalhistas. Os profissionais precisam ser dotados de habilidades práticas e analíticas, concentração e disciplina com os números.

Mais do que isso, também precisam de tempo para desempenhar as tarefas de forma estratégica.

Porém, quando todas as atividades e controle são feitos de forma manual, falta tempo e há maior risco de erros. Ou seja, cria-se a chance de prejuízos e perda de faturamento apenas por falta de soluções.

As novas tecnologias chegam para ajudar a reduzir – em alguns casos, até eliminar – potenciais impactos financeiros. A agilidade também é outro benefício que vale a pena destacar.

De maneira geral, auxiliam a gestão em diversos procedimentos. Além disso, ainda agregam novas possibilidades que, muitas vezes, não podem ser realizadas sem uma solução digital.

Abaixo, listamos as vantagens mais relevantes que empresas adquirem ao investir em uma gestão financeira digital.

Automação de ações repetitivas

Por meio das tecnologias corretas é possível simplificar e otimizar as tarefas dos colaboradores.

Quem nunca passou horas preparando um relatório igual ao do mês anterior? Com uma ferramenta automatizada, isso não é preciso.

Dessa forma, o tempo gasto com atividades e processos é agilizado e a taxa de erro humano é consideravelmente reduzida.

Os colaboradores dispõem de mais tempo para lidar com tarefas mais complexas que não podem ser automatizadas. Consequentemente, ganham em produtividade e são menos suscetíveis a estarem desmotivados.

Controle maior do fluxo de caixa

A empresa precisa proteger a receita que está gerando. Práticas ineficientes de gerenciamento resultam em perdas desnecessárias.

As novas tecnologias de gestão financeira possibilitam fazer um fluxo de caixa muito mais ágil e assertivo. Softwares e ferramentas específicas contam, validam e asseguram o ativo da companhia, trazendo relatórios e dados importantíssimos de maneira fácil.

Um sistema automatizado realiza um controle seguro do estoque, de entradas e saídas, e cuida de funções administrativas. Isso evita prejuízos com impostos e contas esquecidas.

Desta forma a empresa otimiza todo o processo de gerenciamento e guarda recursos para o que realmente importa.

Tomadas de decisão mais assertivas

O dia a dia do gestor envolve tomar decisões que vão influenciar diretamente nos resultados da empresa. Assim, acompanhar de perto as métricas financeiras torna-se essencial.

Com um sistema adequado de gestão financeira é possível obter relatórios diários, de maneira fácil e rápida, que irão auxiliar nos momentos decisivos.

O auxílio de dados importantes é o que guia para o caminho certo em vez de uma escolha feita apenas por intuição.

Desse modo os gestores terão um respaldo sólido para lidar com possíveis problemas e implementar ações rápidas.

Padronização de processos

Esqueça planilhas soltas no computador, arquivos perdidos e anotações em cadernos que você nem se lembra onde estão.

Ao investir em tecnologia, os processos passam a ser padronizados para que todos saibam o que precisa ser feito, como e quando.

Essa organização facilita a rotina de todos os colaboradores, além de tornar fácil identificar onde estão os erros. O procedimento precisa ser conhecido de perto por todos para que a padronização seja implementada com sucesso.

Independentemente da ferramenta ou software escolhido, certifique-se de treinar todos os envolvidos.

Padronizar processos não é uma tarefa simples. No entanto, é o que possibilita escalar a operação, a tornando mais lucrativa e otimizada diante do crescente número de colaboradores.

Redução de gastos

Muitas empresas ainda possuem uma linha de pensamento ultrapassada. Acreditam que investir em tecnologia é apenas mais um gasto qualquer, mas não é bem assim que funciona.

Implementar soluções tecnológicas é um investimento que trará redução de custos no futuro. O objetivo será sempre aumentar a organização interna visando maior lucratividade da empresa a médio e longo prazo.

Outro fato relacionado a esse investimento é a possibilidade de reduzir auxiliares e assistentes. Tarefas mais simples podem ser realizadas por um software, por exemplo, tornando desnecessário um quadro de funcionários mais extenso.

Possibilidade de acesso remoto

Um dos maiores benefícios da era digital é poder trazer todas aquelas pastas e arquivos para a palma da mão.

As novas tecnologias possibilitam armazenar os dados em nuvem. Assim, é possível realizar o acesso remoto de maneira fácil e ágil.

Qualquer dispositivo conectado à internet consegue ter acesso às informações e realizar alterações quando necessário. É um processo simples e que garante a segurança dos dados empresariais.

Todas as vantagens listadas acima contribuem para um ganho expressivo na performance da empresa.

O setor financeiro tem muito a se beneficiar com as soluções digitais. Com as ferramentas corretas, a tecnologia se torna uma grande aliada da empresa na jornada de crescimento.

Entrando na era digital

Como você pode ver, a inovação na gestão financeira é uma realidade, e os benefícios que ela proporciona são muitos.

A ExpenseOn vem se destacando no mercado por auxiliar as empresas na adaptação digital, otimização e automação de processos.

Somos uma empresa especializada no controle das despesas corporativas, com uma plataforma digital integrada que simplifica os processos de prestação de contas dos funcionários.

Nossa ferramenta de gerenciamento de reembolsos digitaliza e armazena dados em nuvem, possibilitando o acesso de qualquer lugar pelo navegador ou aplicativo de smartphone.

Nosso foco é gerar soluções criativas através dos mais modernos processos de gestão, visando otimizar o dia a dia das empresas que confiam em nossos serviços.

Clique aqui e solicite uma demonstração 100% gratuita da ExpenseOn.