O que são despesas fixas e variáveis? Saiba como identificá-las na sua empresa

analisando despesas fixas e variáveis expenseon

Identificar quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa é o primeiro passo para praticar uma boa gestão financeira.

Folha de pagamentos, insumos e matéria prima, impostos, reembolso de despesas… São tantos gastos a serem pagos que, muitas vezes, pode haver confusão.

Cabe ao gestor conhecer bem cada conceito de gasto. Ambas têm relação direta com a lucratividade do negócio, abrindo novas oportunidades de otimizar o planejamento financeiro e reduzir custos.

Qual despesa é fixa? Qual despesa é variável? Quais as diferenças entre essas duas? Essas são perguntas que surgem recorrentemente dentro do financeiro.

Quando o gestor sabe respondê-las, também passa a conseguir reconhecer vantagens competitivas importantes para a empresa.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especialmente para você. Vamos explicar o que são despesas fixas e variáveis, as diferenças entre elas e como aprimorar o seu controle para elevar as possibilidades de lucro do negócio.

O que são despesas fixas da empresa?

Despesas fixas são as que não têm relação direta com a produção do produto vendido ou custo do serviço prestado. Ou seja, um volume maior ou menor de vendas – e também de produção – não terá impacto direto no gasto fixo.

O conceito de despesa fixa as define como previsíveis. Por isso, é fundamental que estejam previstas em um bom planejamento financeiro e orçamentário para gerar um panorama mais próximo da realidade do negócio.

Exemplos de despesas fixas

Abaixo, listamos alguns exemplos de despesas fixas para te ajudar a identificar como elas se encaixam no seu caso.

  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

Você pode até estar se perguntando: o salário dos funcionários é uma despesa fixa ou variável? A resposta certa é fixa. Se a sua empresa trabalha com comissões de venda, porém, esse valor adicional deve ser enquadrado como variável.

O que são despesas variáveis da empresa?

Como citamos acima, o bônus de comissão é um exemplo de gasto variável. Isso porque as despesas variáveis são aquelas que dependem do volume de produção e vendas. O gasto se altera de acordo com a atividade da empresa.

Essas despesas precisam ser calculadas recorrentemente, sempre se adequando às variáveis que as afetam diretamente. Aqui, o importante é ter um plano de ação mensurado mês a mês para garantir que não haja falhas no processo.

O gasto com reembolsos de funcionários é um bom exemplo de despesa variável. Os valores sempre dependerão da quantidade de viagens, quilômetros rodados, visitas a clientes e outros fatores. Confira abaixo alguns outros.

Exemplos de despesas variáveis

  • Comissão de vendas;
  • reembolso de despesas corporativas;
  • fretes e gastos com entregas;
  • impostos por venda.
Modelo de Relatório para Reembolso de Km a Funcionário

As diferenças entre despesas fixas e variáveis para a empresa

Agora que você já sabe especificamente o conceito de gastos fixos e variáveis, aproveitamos para deixar um resumo abaixo.

  • Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
  • Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

Quer saber mais? Leia também nosso conteúdo específico sobre o que são despesas operacionais e administrativas.

Onde se encaixam os custos da empresa?

Diferentemente dos gastos fixos e variáveis, os custos têm relação direta com o produto vendido ou serviço prestado. Trata-se do gasto para que a atividade do negócio seja realizada.

Aqui, também podemos relacionar entre custos fixos e variáveis. Ambos se referem ao mesmo âmbito de diferenças entre os tipos de despesas, mas estão diretamente conectados ao que é produzido ou pago para que o produto final seja entregue.

A separação por centros de custo, por exemplo, nos traz uma solução para classificá-los de maneira ainda mais profunda e entender quais áreas da empresa trazem maior retorno financeiro.

A importância de uma boa gestão de despesas fixas e variáveis

O controle de despesas fixas e variáveis prevê análises de oscilações de gastos e sazonalidade. Assim, é possível montar a estratégia de contas ideal de acordo com a capacidade financeira da companhia.

Entre os benefícios dessa gestão está, principalmente, uma maior eficiência no fluxo de caixa. A projeção garante previsibilidade e estabilidade para que o financeiro possa planejar com mais assertividade e trazer melhores resultados operacionais.

Trata-se de um trabalho essencial para as empresas que buscam maior lucro. Junto a uma gestão financeira bem implementada, pode facilitar o trabalho dos profissionais para alcançar objetivos e superar metas.

Tudo isso, no entanto, depende de processos bem definidos e constantes revisões das métricas financeiras.

Os responsáveis por cuidar do ativo da companhia também são fundamentais. Ter pessoas com expertise em funções como contas, tesouraria, contabilidade e gestão de impostos, com certeza, trará frutos para o financeiro e, logo, à lucratividade da empresa.

Como a tecnologia ajuda a aprimorar o controle de despesas fixas e variáveis?

A gestão das despesas corporativas é de tal importância que atualmente há várias soluções, aplicativos e tecnologias que auxiliam o gestor na organização financeira.

Afinal, saber o que entrou e o que saiu do caixa é essencial na hora de entender a saúde monetária do negócio.

Qualquer uma dessas tecnologias auxilia na gestão da companhia, que adquire agilidade e menor número de falhas no final do dia, oferecendo eficiência e segurança aos gestores e executivos.

A ExpenseOn oferece a solução ideal para gestores que buscam maior controle de uma das despesas variáveis mais complexas: o reembolso de despesas corporativas.

Tornamos a gestão muito mais fácil, com um sistema unificado e integrado a seu ERP, fortalecendo a sua política de reembolso, evitando fraudes e irresponsabilidades com o dinheiro da empresa.

Quer saber mais? Solicite uma demonstração grátis e conheça a nossa solução ideal para o seu negócio.

Agende uma demo expense on
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários