O que faz uma consultoria financeira empresarial e por que contratar?

pessoa fazendo consultoria financeira empresarial com computador na mesa

Uma boa gestão financeira é um fator fundamental para empresas que buscam crescer e se tornar mais lucrativas.

Para isso, a consultoria financeira empresarial surge como solução para trazer uma visão externa de especialistas para dentro do seu negócio.

Especialistas ajudam o gestor e sua equipe a encontrarem os melhores caminhos para potencializar a operação da área financeira e da companhia como um todo.

Entre as atividades, podemos destacar as mais buscadas pelas empresas que procuram pela assistência de uma consultoria:

  • diagnóstico financeiro;
  • avaliação de métricas;
  • estudo de custos e despesas;
  • balanço financeiro;
  • planejamento financeiro;
  • definição de investimentos rentáveis.

Quer saber se sua empresa precisa dessa ajuda? Acompanhe a leitura e conheça, detalhadamente, como funciona uma consultoria financeira e quais são os benefícios de contratá-las.

O que é uma consultoria financeira empresarial?

Uma empresa de consultoria empresarial é, basicamente, o auxílio externo especializado de uma pessoa – ou organização – para algum assunto.

Existem diversos tipos de consultoria, das comerciais para vendedores às de comunicação e marketing, além de diversas outras áreas de atuação. Todas têm em comum sua missão: ajudar uma companhia a ser melhor em algum aspecto específico.

São responsáveis por apontar erros e acertos para que a companhia supere desafios e consiga evoluir. No caso da financeira, o objetivo principal é melhorar a saúde financeira da empresa.

Como funciona uma consultoria financeira empresarial?

O consultor financeiro empresarial ajuda em diferentes tarefas dentro de uma companhia. Organização, processos, balanços e, na maioria das vezes, problemas.

Além de avaliar, a consultoria também aponta estratégias com as quais a empresa pode contar para potencializar os resultados.

Uma visão de fora, de alguém que não sofre pressões internas, pode renovar os processos com mais facilidade, trazendo inovações importantes.

Abaixo, listamos algumas das principais atividades de uma consultoria empresarial financeira.

Diagnóstico financeiro

Analisa as informações e dados financeiros da companhia para encontrar erros e mostrar o que pode ser melhorado no futuro.

Avaliação de métricas

Junto à equipe interna, revisa tudo o que é medido dentro do financeiro da companhia. Mostra a importância que deve ser dada às métricas certas para otimizar a operação.

Estudo de custos e gastos

Será que seu negócio está desperdiçando dinheiro? Uma consultoria pode ajudá-lo a entender como é possível cortar custos desnecessários e ter um maior controle sobre os gastos.

Balanço financeiro

Te ajuda a comparar receitas e despesas para obter um equilíbrio financeiro mais sustentável para a empresa.

Planejamento financeiro

Contar com especialistas externos é uma vantagem na hora de montar o planejamento financeiro da companhia, uma vez que há opiniões de fora que podem evidenciar falhas não vistas pela equipe interna.

Definição de investimentos rentáveis

Ter dinheiro em caixa não significa que está tudo certo. Um consultor financeiro empresarial pode indicar em que área ou vertical de negócio a organização deve investir o ativo para gerar mais dinheiro.

A importância da consultoria financeira e seus benefícios

Quando falamos de dinheiro, precaução e atenção nunca são demais.

Mais do que apresentar estratégias e corrigir erros, a empresa de consultoria financeira também faz o papel de educar os colaboradores. Esse é o primeiro passo para que as vantagens adquiridas pela companhia não sumam após a prestação do serviço especializado.

Dentre os benefícios, também podemos exaltar:

  • assistência personalizada por parte do consultor;
  • expertise em diversos aspectos que a equipe interna pode não oferecer;
  • comprometimento com os resultados.

É claro que, além dos citados acima, precisamos afirmar que o maior benefício ao contratar uma consultoria financeira empresarial é o aumento da lucratividade.

A consultoria, como mencionado anteriormente, tem o intuito de auxiliar na gestão financeira da empresa para a qual foi contratada. Tudo isso em busca de gerar melhores resultados para a mesma.

O trabalho da consultoria é avaliar e ajudar o negócio a “entrar nos trilhos” para conquistar melhores números.

Ao final do contrato, os funcionários terão uma visão mais especializada sobre o assunto e as táticas já implementadas. A partir daí, cabe a eles dar sequência ao bom andamento de forma eficiente.

Ao gestor e à companhia, fica a tarefa de não deixar de lado as inovações e investimentos para que a operação evolua constantemente.

Quais são as melhores consultorias financeiras do Brasil?

O portal especializado oHub listou as melhores consultorias financeiras para empresas no País. Abaixo, você confere a lista:

  • Prosphera;
  • Berrytech;
  • Great Group;
  • CR Consultoria;
  • All Blue Contabilidade & Gestão.

Consultoria financeira e ExpenseOn: tudo a ver

O trabalho de um consultor financeiro auxilia na definição de processos e melhora resultados. Quando aliado a uma tecnologia especializada, porém, esse crescimento é ainda maior.

A ExpenseOn oferece uma plataforma completa de gestão de despesas corporativas para que a sua companhia consiga aplicar as melhores práticas do mercado.

Nossa ferramenta assegura mais organização e eficiência ao departamento financeiro.

Quer saber como ela funciona? Solicite uma demonstração gratuita e conheça todas as funcionalidades para a sua companhia.

Demonstração ExpenseOn