O que é e como funciona uma consultoria empresarial? 5 tipos para contratar

consultor realizando consultoria empresarial ao telefone

Em diversos momentos do negócio, uma consultoria empresarial auxilia empreendedores e gestores a encontrar soluções para os mais diversos problemas. Trata-se da alternativa ideal para organizações que desejam crescer rapidamente e de maneira saudável.

Uma gestão eficiente está ligada à competência dos profissionais e dos processos empregados no dia a dia da empresa, mas só isso, muitas vezes, não é o suficiente.

Com o auxílio de uma empresa de consultoria empresarial, é possível ter a visão externa de um especialista sobre toda a operação. É neste ponto que a expertise chega para resolver dúvidas, corrigir erros e superar obstáculos.

O consultor empresarial auxilia o gestor a encontrar caminhos mais adequados para potencializar o operacional da companhia em suas diferentes especificidades. 

A consultoria reconhece as necessidades da instituição, identifica a situação atual e propõe as melhores soluções para otimizar sua eficiência e desempenho, melhorando a gestão empresarial como um todo.

Seja na gestão financeira, na estratégia do negócio, na gestão de pessoas ou mesmo no departamento de marketing, é possível encontrar especialistas que vão trazer melhorias significativas.

Vale pontuar que esse tipo de serviço não é exclusivo para grandes companhias. Hoje, já é possível buscar uma consultoria para pequenas e médias empresas, possibilitando um crescimento saudável, independentemente do segmento.

O objetivo deste conteúdo é trazer todas as informações necessárias para gestores e administradores que buscam entender mais sobre o que é, como funciona e os diferentes tipos de consultoria empresarial.

Acompanhe a leitura.

O que é consultoria empresarial?

É um serviço que indica e resolve problemas de uma empresa, bem como diagnostica e analisa suas informações, visando a orientação dos gestores para alcançar uma gestão mais eficiente.

A consultoria empresarial pode ajudar na otimização de finanças, melhoria dos processos, aprimoramento do departamento de recursos humanos, redução de custos e planejamento estratégico ou de crescimento da empresa.

O serviço funciona como guia para fornecer a direção certa rumo a um nível mais alto de gestão. Além disso, tem como objetivo aprimorar a tomada de decisão, a produtividade e a expansão.

Os especialistas vão indicar os erros e acertos para que o negócio vença seus obstáculos e consiga melhorar.

Há diferentes tipos de consultoria no mercado. Desde as comerciais para vendedores, as de comunicação e marketing, entre outras áreas de atuação, todas têm como objetivo auxiliar uma instituição a otimizar algum aspecto.

Mais à frente, nos aprofundaremos em cada um deles. Antes, que tal conferir nosso material completo com 7 passos simples para melhorar os processos financeiros da sua empresa? Baixe agora, é gratuito.

Infográfico - 7 passos simples para melhorar os processos financeiros da empresa.

Como funciona uma consultoria empresarial?

O serviço de consultoria empresarial funciona em uma colaboração entre o consultor, o gestor responsável e sua equipe. Juntos, eles fazem um diagnóstico completo do problema ou da otimização buscada, para que o consultor consiga desenhar a melhor solução.

Muito além das diversas reuniões, que acontecem ao longo do processo, trata-se de uma troca de ideias e propostas de melhorias de processos, organização e até tecnologia.

Essa ajuda externa é totalmente personalizada para se encaixar na empresa, e isso a torna extremamente eficaz.

A consultoria não vai somente avaliar a situação, mas também indicar estratégias nas quais a companhia pode se basear para maximizar os resultados.

O trabalho de uma empresa de consultoria, normalmente, segue os seguintes passos:

  1. diagnóstico do problema: é onde são encontradas as falhas em seus mínimos detalhes;
  2. montagem do plano de ações: o que será feito para solucionar o problema ou otimizar os processos?
  3. execução: acompanhamento frequente do consultor para analisar as mudanças e seus efeitos sobre o problema;
  4. auditoria de solução: revisão completa de o que foi feito para definir se o objetivo foi, ou não, alcançado de maneira satisfatória.

Quanto tempo dura?

O período de duração da consultoria varia bastante, sempre de acordo com o tamanho do projeto e a necessidade.

Se estivermos falando de uma companhia em crise, é possível que o consultor leve muito mais tempo do que em uma empresa que apenas busca resolver uma questão operacional. Tudo vai depender da dimensão do problema a ser solucionado.

Qual o valor de uma consultoria empresarial?

Determinar o custo de um serviço como este também não é algo simples. Como exemplo, podemos citar a Setting Consultoria, especializada no ramo, que estima valores entre R$70 e R$200 por hora de um consultor, mas também ressalta que profissionais altamente especializados podem ir além disso.

As vantagens de contratar uma consultoria empresarial

As consultorias empresariais são importantes porque impulsionam a organização e alcançam melhores resultados. Ela possibilita determinar objetivos sensatos e praticáveis a partir da realidade da sua instituição. Isso lhe dá o poder de criar metas de curto, médio e longo prazo.

Todos sabemos que mudar processos não é fácil, mas com um especialista fica menos difícil. Esse serviço colabora bastante para o planejamento estratégico, e o consultor é qualificado para guiar os dirigentes durante essas mudanças. 

A visão de uma pessoa de fora e que não está imersa nos processos internos pode renovar os ares com mais facilidade, trazendo um olhar diferente e único com a capacidade de apresentar inovações importantes.

Banner de ebook "5 ferramentas para automatizar a área financeira"

5 tipos de consultoria empresarial que você precisa conhecer

Como você pôde ver até agora, esse serviço visa orientar e oferecer assistência às organizações que necessitam desempenhar certas atividades, mas precisam de um amparo mais denso e qualificado sobre o tema.

Tudo isso é feito através de estratégias que possibilitam traçar mudanças no ambiente e nos processos com eficiência e propriedade.

Nessa situação, é responsabilidade do consultor encontrar soluções que ajudem as companhias a reconhecer oportunidades de expansão e crescimento, além de elaborar os aprimoramentos cabíveis.

Para que você entenda mais sobre o assunto, selecionamos os principais tipos de consultoria empresarial que vão te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Lembramos que a mesma empresa pode apresentar necessidades em diferentes setores. Por isso, existem diferentes tipos de consultoria, sendo elas:

  • consultoria especializada em áreas ou setores específicos;
  • consultoria estratégica;
  • consultoria de gestão de riscos;
  • consultoria financeira;
  • consultoria de marketing.

Consultoria especializada em áreas ou setores específicos

Alguns ramos de atuação demandam consultores especializados para a elaboração de análises precisas. Uma consultoria de recursos humanos, por exemplo, vai ajudar a instituição a resolver questões sobre demissão, contratação, condições de trabalho, treinamentos e cursos, etc. 

Outro exemplo bom para essa categoria é a consultoria no setor gastronômico. Os especialistas vão colaborar com orientações embasadas no seu repertório e conhecimento para quem pretende criar um restaurante ou melhorar a competência de um já existente. 

Um terceiro exemplo fica por conta da consultoria em gestão de reembolsos de funcionários. Um auxílio que visa otimizar os seus processos de reembolso, melhorar a sua política de ressarcimentos de funcionários e tornar a alçada de aprovação mais fluída. 

Quando automatizado, o sistema de gestão de reembolsos se torna mais ágil e fácil.

Consultoria estratégica

A consultoria estratégica tem como finalidade perceber e interpretar os pontos fortes e fracos do negócio. Além das forças e fraquezas, visa identificar ameaças e oportunidades para elaborar estratégias de ação e atingir resultados, tornando a instituição mais eficiente e lucrativa

Para isso, é feito um diagnóstico organizacional com o propósito de reconhecer quais processos precisam de aprimoramento. Para posteriormente implementar o planejamento estratégico.

Essa consultoria guia o contratante e fornece pontos de vista que assegurem a viabilidade e a saúde financeira do seu empreendimento em longo prazo. Para isso acontecer é necessário formular planos de ação que visem o futuro.

Consultoria de gestão de riscos

A consultoria em gestão de riscos existe por uma causa bem específica, ela tem por objetivo indicar e analisar quais são os riscos que a organização apresenta ou pode acabar enfrentando.

Ela indica ameaças e atua gerenciando a crise, definindo ações para prevenção e proteção para cada situação. Esse tipo de consultoria é bastante complexa, mas fundamental para uma gestão saudável daquilo que pode ameaçar sua companhia.

A consultoria de gestão de riscos preserva o desempenho e fornece aprimoramentos na tomada de decisão, visando sempre um crescimento que se sustente. Além disso, possibilita que você se concentre nos seus consumidores, enquanto a consultoria se preocupa na gestão de crise.

Dessa forma, o time de gerenciamento tem a função de alertar as empresas dos riscos associados a escolhas estratégicas e operacionais ruins que ameacem suas metas e objetivos.

Consultoria de marketing

Esse tipo de consultoria é bastante procurado, pois ela foca no estudo do comportamento dos consumidores. Assim, é possível visualizar com clareza o que eles desejam e precisam, o que permite traçar planos para atraí-los, conquistá-los e fidelizá-los.

A pesquisa de marketing pode estar incluída em suas incunbências. O êxito do setor comercial da sua empresa nem sempre significa que as vendas estão fracas.

Muitas vezes, essa situação aponta que os conceitos dos produtos e serviços ofertados não atendem às necessidades do mercado.

Quando a consultoria de marketing começa a trabalhar, ela identifica aquilo que está falhando e elabora estratégias de marketing para buscar mudar o cenário. Desta forma, você pode voltar a corresponder às expectativas do público-alvo.

Consultoria financeira

Essa modalidade de consultoria lida com questões sensíveis da instituição como o gerenciamento de receitas, investimentos e recursos.

Quando não é possível se firmar financeiramente, contratar uma consultoria financeira empresarial é uma boa saída para o problema.

Especialistas auxiliam gestores a encontrarem os melhores caminhos para reduzir custos, otimizar o controle de gastos e potencializar a utilização dos recursos da companhia.

Ainda é possível analisar questões tributárias e até mesmo ligadas aos reembolsos corporativos.

Ebook e checklist O guia completo de auditoria de reembolso de despesas.

Para mais conteúdos que contribuem para o desenvolvimento de sua empresa, continue acompanhando o nosso blog.