Cartão pré-pago corporativo X cartão de crédito: quais são as diferenças?

Colaboradora pagando com cartão pré-pago corporativo

O cartão corporativo é uma ferramenta que facilita a rotina financeira, tanto em viagens corporativas quanto no dia a dia empresarial. Em viagens, os gestores evitam longos processos de reembolso, já no cotidiano organizacional economiza tempo e dinheiro.

Quando tratamos do cartão pré-pago corporativo, falamos de uma ferramenta que permite ainda maior controle para a gestão financeira e de despesas. Além de ser um instrumento que otimiza a rotina financeira também dá maior segurança aos colaboradores.

No entanto, para gerir as despesas do cartão corporativo é necessária uma prestação de contas eficiente e clara. Sem isso, os colaboradores podem comprar serviços e produtos que não tem haver com a organização.

Para fazer compras que têm conexão com a atividade da empresa, é preciso uma política de cartão corporativo completa. Somente assim os gastos com o recurso estarão dentro do esperado e permitido.

O que é e como funciona um cartão corporativo pré-pago?

O cartão empresarial pré-pago é um recurso que facilita o dia a dia, seja em viagens corporativas ou na rotina organizacional. Essa forma de pagamento funciona com um saldo, que deve ser disponibilizado pelo gestor, atuando como um cartão de débito.

Dessa forma, ele funciona como o adiantamento de despesas, exigindo o cálculo de médias de gastos. Entretanto, diferente do adiantamento ou reembolso de despesas, o cartão tem a empresa como titular, podendo estar vinculado à conta e CNPJ da empresa ou não.

Outra questão importante é que, apesar de exigir saldo, o cartão pré-pago corporativo tem a função crédito.

Quais as vantagens do cartão corporativo pré-pago e pós-pago?

Colaboradores felizes pelas vantagens do cartão pré-pago corporativo

As principais vantagens sobre o uso do cartão de crédito pós-pago são a praticidade e a liberdade que eles proporcionam. Com esse tipo de recurso, os fundos podem ser usados a qualquer momento sem exigir o cálculo de médias de gastos, por exemplo.

Além disso, os colaboradores podem fazer compras de serviços e produtos de forma parcelada. Ao mesmo tempo que isso pode facilitar fraudes, proporciona maior liberdade em casos de emergências.

Já os gastos com o cartão pré-pago são mais facilmente controlados, já que os gestores depositam os valores com maior precisão. Entre as vantagens do cartão corporativo pré-pago oferecido pela Flash Expense estão:

  • saldo corporativo ou benefício: o cartão empresarial e de benefícios são o mesmo, basta mudar a modalidade em alguns cliques;
  • reclassificação compra: se uma compra for feita no benefício ao invés do corporativo e vice-versa, ela pode ser reclassificada. Ao mudar de onde ela deve ser debitada ninguém é prejudicado e o máximo de três vezes evita fraudes;
  • internacional: a ferramenta disponibilizada funciona internacionalmente sem problemas;
  • sem saque: o cartão não permite a transferência de saldo nem o saque do valor disponível, facilitando o cumprimento da política de uso do cartão;
  • boleto ou Flash cash: há duas formas de fazer o depósito nas contas dos colaboradores. Uma é por meio do boleto bancário diretamente na conta e outra usa a carteira digital da empresa que disponibiliza os valores e acontece em tempo real;
  • relatório completo e extrato: a empresa pode baixar o relatório completo dos gastos e do extrato dos cartões de cada funcionário, facilitando a prestação de contas.

Qual a diferença entre um cartão corporativo pré-pago e um pós-pago?

A principal diferença entre ambos é que um exige o saldo e não funciona sem ele e o outro “pega dinheiro emprestado” e paga somente na fatura. Além disso, há diferenças no que tange a eficiência da gestão de despesas, já que um tem quantias mais precisas que o outro.

Diferente do pré-pago, o pós-pago não permite um controle mais justo. É possível definir limites de valores para os cartões corporativos, mas eles não são exatos.

Mesmo que no primeiro haja o cálculo da média e acréscimo de imprevistos, os valores do cartão de crédito tendem a ser maiores. Além disso, o segundo tipo permite parcelamento, o que pode ser um facilitador e mascarador de fraudes.

Outro ponto é que o pós-pago funciona como um empréstimo e permite aliviar o fluxo de caixa, mas, se mal gerido, pode levar ao comprometimento dele. O pré-pago também apresenta como vantagem a possibilidade de ter limites maiores do que o pós-pago.

Como o limite do cartão de crédito precisa ser solicitado e aprovado pela instituição financeira, o acesso a quantias maiores pode ser demorado.

Além disso, o pré-pago possibilita conseguir valores maiores de forma mais rápida, já que basta transferir mais recursos.

Ele também é mais acessível, menos burocrático de ser conseguido e responde melhor a imprevistos, já que permite a solicitação de recarga.

Em casos de emergências, se o limite do cartão corporativo pós-pago for ultrapassado, o colaborador vai precisar gastar do próprio bolso e pedir reembolso de despesas. Diferente do de crédito, no pré-pago é possível evitar esse transtorno.

Dessa forma, podemos citar as seguintes diferenças que caracterizam o cartão pré-pago corporativo:

  • menor burocracia para adquirir e aprovar;
  • rápida aquisição;
  • limite definido pela organização;
  • menores tarifas;
  • maior controle de gastos;
  • praticidade em viagens internacionais;
  • eliminação da necessidade de reembolsos.

Como o cartão corporativo Flash Expense ajuda na gestão de viagens corporativas?

Colaboradora feliz com seu cartão pré-pago corporativo

Com o Cartão Corporativo Flash Expense, os colaboradores têm as vantagens da Flash com a expertise da maior plataforma de gestão de despesas do Brasil. Enquanto os gestores têm a maior praticidade possível, os funcionários têm maior segurança.

Da digitalização de despesas para facilitar a prestação de contas até o analytics e relatórios para reunir as informações, nós oferecemos soluções para todos os momentos.

Com painéis intuitivos, gráficos automáticos e documentos digitalizados, a rotina é ainda mais otimizada. Além disso, a plataforma do cartão Flash Expense permite a checagem do extrato em poucos cliques.

Com o preenchimento de campos faltantes, a prestação de contas é ainda mais rápida, permitindo que todos se concentrem em atividades geradoras de resultados.

Descubra como podemos mudar a rotina financeira da sua organização com ferramentas inovadoras. Solicite o cartão corporativo ou faça um teste grátis na nossa plataforma de gestão de despesas e conheça a revolução do setor financeiro.

Banner comercial de software para gestão de recursos financeiros e despesas
Flash Expense Help Chat
Enviar via WhatsApp